28 de Maio - Dia Mundial do Brincar | Notícias | Colégio Nossa Senhora do Rosário | Cornélio Procópio - PR

Home > Notícias

28 de Maio - Dia Mundial do Brincar

23 | mai | 2016

O foco, neste dia,  é lembrar os adultos sobre a necessidade de preservação e o respeito do tempo das crianças brincarem.  Cada vez mais vemos famílias que, por não poderem ter um tempo de qualidade com seus filhos, compram vídeos, jogos eletrônicos entre outras coisas e passam menos tempo ao lado deles.

O Dia Mundial do Brincar é muito importante, pois é uma mobilização, onde por todo mundo se realizam um conjunto de ações com o objetivo de ressaltar a importância do Brincar na sociedade.
Chamam-se de tempo de qualidade aquele que os adultos passam com as crianças, quando eles estão presentes com atenção e com amorosidade. Trata-se da presença atenta à intermediação, quando necessária, quando solicitada, nada mais.
Neste contexto, ressaltamos também os cuidados que os adultos precisam ter com os excessos de zelo, interferindo constantemente nas brincadeiras das crianças, sem respeitá-las. Cada brincadeira tem um momento e cada criança tem um tempo interno que a conecta à brincadeira.
Quando adultos cometem interferências constantes, tentando ensinar as crianças a brincar corretamente, eles podem estar anulando outras possibilidades de construções internas que ocorrem naquele momento.
Cuidados como estes e outros, como respeitar os momentos das brincadeiras livres, onde podem correr e se movimentar, fazem parte da necessidade das crianças para que  possam  desenvolver-se  plenamente, de forma sadia, física e emocionalmente.
Para que isso seja respeitado, é preciso que a sociedade atual tenha consciência e se preocupe em ter espaços públicos adequados e seguros para tornar viável esta necessidade vital do ser humano.
O Brincar é um direito político das crianças! 
(texto de Ana Monteiro)




Ler outras notícias.