Coleginho desenvolve ações para a Semana do Meio Ambiente | Notícias | Colégio Nossa Senhora do Rosário | Cornélio Procópio - PR

Home > Notícias

Coleginho desenvolve ações para a Semana do Meio Ambiente

20 | jun | 2017

O mundo comemora, em 5 de junho, o Dia Internacional do Meio Ambiente. A data visa conscientizar a importância de preservar os ecossistemas do planeta. Assim, a equipe pedagógica do Colégio planejou atividades que foram além do aprendizado de sala de aula.
A diretora pedagógica, Fumie Shirai Takeshita, explica o motivo do projeto educacional para a Semana Nacional do Meio Ambiente. “O Colégio N. Srª. do Rosário se inspira na formação integral do aluno, apoiado nos valores cristãos. Por isso, conscientizar os discentes sobre a preservação do meio ambiente é importante para ensina-los sobre o respeito e o amor ao nosso planeta e ao próximo, por meio de atividades pedagógicas modernas”, enfatiza Fumie.
O projeto ocorreu entre os dias 2 e 9 de junho, com ações programadas para agosto. No dia 2, alunos do 2º ano A matutino do ensino fundamental seguiram o plantio de muda de araucária na frente do Colégio, sob orientação da professora Andreia Godoy. Estudantes do nível V da educação infantil realizaram, no dia 5, a “Blitz Ecológica” e entregaram sementes de girassol aos pais.
Nos dias 8 e 9, houve a Exposição Ecológica com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida” que norteou o trabalho pedagógico. O objetivo foi desenvolver junto aos alunos da educação infantil e ensino fundamental 1 ações responsáveis diante dos problemas ambientais e identificar situações que danificam a ecologia.
A abertura da Exposição, que ocorreu no dia 8, teve a seguinte mesa diretiva: a diretora institucional do Colégio, Ir. Benedita de Souza; a diretora pedagógica, Fumie S. Takeshita; a vice-diretora, Dirce Tavares Pinha; o diretor da Sanepar, Braulio Leonel; o secretário municipal de Meio Ambiente, Cristiano Ribeiro; o diretor da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Oscar F. Balarin; a secretária municipal de Educação, Maria L. Pimenta; a chefe regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Maria G. Midauar e, representando o Núcleo Regional de Educação, Carmen R. F. Pedrão. Após, a responsável pela Pastoral Escolar do Colégio, Iranice Diniz, proferiu um momento de oração e reflexão inspirada nas palavras do Papa Francisco sobre a nossa casa comum: a Terra. Depois, estudantes dos primeiros anos do ensino fundamental 1 encenaram a música “Filhote do Filhote”.
No outro dia, alunos dos nonos anos do ensino fundamental fizeram a “Blitz Ecológica” e entregaram mudas de pitanga e gramixu, além de sementes de girassol.
Em agosto, os discentes do ensino fundamental 2 e ensino médio resgatarão a temática na segunda etapa da Exposição Ecológica.
Este projeto teve a cooperação da direção, coordenação, professores, colaboradores, pais, autoridades e os parceiros IAP, que disponibilizou mudas de árvores, e Sanepar, com os materiais educativos.
Veja as fotos neste link.


Ler outras notícias.