Coleginho unirá diversão e aprendizado no Dia Mundial do Brincar | Notícias | Colégio Nossa Senhora do Rosário | Cornélio Procópio - PR

Home > Notícias

Coleginho unirá diversão e aprendizado no Dia Mundial do Brincar

25 | mai | 2018

O dia 28 de maio dos alunos do Colégio N. Sr.ª do Rosário será memorável e muito divertido. Criada em 1999, a data comemora o “Dia Mundial do Brincar” e reforça esse direito às crianças, devido a contribuição positiva na formação do ser humano.

As brincadeiras oportunizam a relação interpessoal, a expressão, a criatividade, a noção espacial, a solução de problemas e outros. Na qualidade de instrumento pedagógico, os profissionais do Colégio planejaram atividades para celebrar a data e ampliar o aprendizado dos alunos.

A equipe da Educação Infantil colocará em cena as brincadeiras de antigamente e a contação de histórias, com oficina de confecção de fantoches. Inspirados nas brincadeiras de rua, os professores do Fundamental 1 irão alegrar os alunos com a amarelinha, a bets, o pula corda, o elástico, a bolinha de gude e a peteca.

O Dia Mundial do Brincar é uma iniciativa internacional para promover um dia de atenção total ao outro, entre diferentes gerações, e com muita diversão. Esse é um caminho para o Colégio conectar seus alunos a eventos mundiais e proporcionar vivências práticas para a vida.


BRINCADEIRAS PARA PAIS E FILHOS

Ao brincar, a criança desenvolve capacidades e, na presença dos pais, reforçam-se os laços afetivos. Por isso, a equipe pedagógica do Colégio preparou atividades para pais e filhos passarem mais tempo juntos, brincando!

Aviãozinho de papel
Se você já brincou com aviãozinho sabe o quanto é divertido e criativo. Monte o brinquedo juntos, conte uma história sobre o percurso que o avião fará e voem alto na imaginação.

Cabaninha
Construa uma cabaninha bem criativa dentro de casa ou ao ar livre. Narre uma história de sua infância ou crie uma aventura fantástica.

Pedra, papel e tesoura
Com as mãos para trás, juntos, digam: pedra, papel, tesoura. No “valendo”, estica a mão com o símbolo já formado para o centro da roda. Após, os símbolos são comparados para decidir quem ganhou, sendo: pedra ganha da tesoura (quebrando-a), tesoura vence o papel (cortando-o) e papel ganha da pedra (embrulhando-a). Mão fechada representa a pedra; mão aberta, o papel; e mão com dois dedos, a tesoura.

O que mudou de lugar?
Em casa ou em outro local com vários objetos, peça para a criança memorizar onde eles estão. Após, oriente a criança para ficar de costas ou se ausentar. Faça modificações e pergunte: o que mudou de lugar? Inverta os papéis, ou seja, deixe a criança mudar os objetos de lugar para você identificar o que está diferente.

Jogos de Tabuleiro
Esses jogos desenvolvem a inteligência, a intuição, a criatividade e o raciocínio lógico. Jogue em família os jogos favoritos da criançada. Bons momentos estão garantidos.


Ler outras notícias.