Home > O Colégio > História

História

Todos nós temos uma história e a nossa começa em 1949. A Irmã Giovaninna e o Dr. Antenor Roberto tiveram a brilhante ideia de criar uma Escola Primária, em Cornélio Procópio-PR, a ser dirigida pela Congregação das Irmãs Dominicanas da Beata Imelda. Assim, as Irmãs Francisca, Angélica e Gioconda, acompanhadas pela Madre Geral, Juliana Tessaro, instalaram-se neste município em dezembro do ano seguinte. Em 15 de fevereiro de 1951, inaugura-se a Escola “Nossa Senhora do Rosário”.

Todo sonho, por maior que seja, brota de uma sementinha. Nossas primeiras instalações eram modestas e, assim, ganhamos o carinhoso apelido de “Coleginho”. Ele nos acompanha até hoje, mesmo com a nossa estrutura ampla e diferenciada, e somos agradecidos pela amizade recebida pela comunidade.

Em 1952, recebemos o nome de Educandário “Nossa Senhora do Rosário” sob a direção da Irmã Pia Gioconda Vieira. Após, surge a ideia de construir um complexo maior e unimos esforços para concretizar esse sonho. Parte do espaço foi doado pelo Dr. João Theodoro, parte pela Prefeitura Municipal e parte adquirida pelas Irmãs. Em 1960, novas instalações foram construídas com o acompanhamento, gratuito, do Sr. Miguel Amaro Neves. Em 1962, conseguimos autorização para funcionamento da Escola “Zulmira Marchesi da Silva”, com curso primário gratuito para adultos.

E não para por aí. No ano de 1966, oferecíamos à comunidade o Jardim de Infância e o Magistério. Posteriormente, o Colegial com habilitações em Promotor de Vendas e Auxiliar de Farmácia. Dois anos depois, inicia-se o Ginásio “Pio Giocondo Lorgna” e, mais adiante, o Colégio “Pio Giocondo Lorgna”.

Hoje, nos enchemos de alegria ao compartilhar com você que o Colégio “Nossa Senhora do Rosário” tornou-se referência da Educação Infantil ao Ensino Médio. Assim, segue a nossa história e esperamos que a sua se encontre com a nossa.